24 de novembro de 2007

O ensino da VIOLA em Coimbra


Manuel Paixão Ribeiro, professor em Coimbra, vê editado pela Real Officina da Universidade de Coimbra, em 1789, o seu método de ensino de viola (certamente o cordofone popular, de cinco ordens de "arame", chamado viola-toeira), denominado "NOVA ARTE DE VIOLA - que ensina a tocalla com fundamento sem mestre". Manuel Paixão Ribeiro, que se apresenta como "Professor Licenciado de Gramática Latina, e de ler, escrever e contar em a Cidade de Coimbra", divide este seu trabalho em duas Partes: "Huma Especulativa, e outra Practica".

No livro, à guisa de apresentação, refere como "Obra útil a toda a qualidade de Pessoas; e muito principalmente ás que seguem a vida literária, e ainda ás Senhoras".
No Prólogo, refere que se apoia no "Resumo do meu Mestre, o senhor José Maurício".

Esta grande figura da história da música portuguesa José Maurício (1752 - 1815), que assume em 1802, as funções de lente da cadeira de de Música, na Universidade de Coimbra, merece que voltemos a abordar a sua pessoa, logo que possível, e ao seu papel determinante, no ensino da música, em Coimbra. José Maurício, publicou em 1806, um Método de Música, muito importante, destinado a orientar os estudos musicais dos seus alunos. Segundo João de Freitas Branco (1922 - 1989), ficaram ecos dos serões na sua casa em Coimbra, onde se ouviam obras de Haydan e Mozart.

Sem comentários: