15 de novembro de 2007

OS GRUPOS DE FADOS E GUITARRADAS DE COIMBRA



Antes da Revolução de 25 Abril de 1974, existiam em grande parte dos Liceus Nacionais (masculinos), Orfeons, Tunas, e ainda nalguns Grupos de Fados de Guitarradas de Coimbra. A situação em Coimbra, Lisboa e Porto, era já algo diferente, sobretudo desde a crise académica de 1969, e da pressão insustentável do regime ditatorial de então.
Nos Liceus, do Minho ao Algarve, havia Grupos, tocando e cantando Coimbra, e os estudantes, tendo os seus clubes de futebol, a nível nacional, ou regional, não fugiam à regra de toda a juventude estudantil, ser da Académica de Coimbra. A capa e batina era usada, em todo o Portugal. Lisboa, com muito menos tradições académicas, também não fugia à regra, antes de 1969.
Havia 3 Academias, poucas Universidades, as rivalidades eram muitas, mas Coimbra, para quem estava longe, era sempre um amor ausente. Para os que lá estavam, era a vivência académica, na sua plenitude.

Os tempos mudaram, veio a liberdade, vieram as mudanças, respirou-se "ar puro" e hoje é tudo tão diferente. A liberdade que se conquistou, não tem preço. Muito e muito da vida de hoje, é diferente e ainda bem, do que se passava naquele tempo (há 35 anos atrás). Formei-me nesse ano, em engenharia. Não havia computadores ( não ser aqueles "monstros" de cartões perfurados). Não era permitido utilizar a máquina de calcular (tinham apararecido há muito pouco tempo) nos testes, nem nos exames.
Como foi possível! É preciso ter saudades, sim, mas do futuro!

O Pedro Ramalho (do Grupo Tertúlia Académica da Rua Larga, de 1982), manda-me a foto apresentada em cima. Este era o Grupo de Fados e Guitarradas de Coimbra, do Orfeon Académico de Lisboa, em 1962. Vejam se localizam o Pedro Magalhães Ramalho e o Luís Penedo. Depois quando souber, direi quem são os outros.
Faz sentido, pensar, no artigo do Prof. Armando Carvalho Homem "Que público para a Canção de Coimbra?" . E, como continuar a envolver a juventude, neste objectivo, sobretudo, fora de Coimbra?
E já agora não se esqueça que:
- Em todo o Portugal, se adora ouvir a Música e o Canto de Coimbra.
Ainda em relação a Coimbra, sócios e simpatizantes da Académica de Coimbra, somos alguns milhares, mas, centenas de milhares de portugueses, deverão ainda ter a Académica como segundo Clube (eu sei, que não somos um clube. Que me desculpem os puristas, na utilização da palavra Clube), mas é assim que o povo sente.

Sem comentários: