15 de novembro de 2007

OS LIVROS DE APOIO AO ENSINO DA GUITARRA DE COIMBRA



Este livro de apoio ao ensino da guitarra e da viola, de Coimbra, denominado "Método de Guitarra Portuguesa" Volume I, editado há cerca de meia dúzia de anos, pelo meu amigo Paulo Soares (Jójó), compositor, intérprete e professor de guitarra e de viola. Constitui este Volume I, um marco histórico no ensino do cordofone guitarra, e a ele dedico uma admiração. Permitam-me um aparte, em estilo "Pad Zé", o célebre estudante e boémio coimbrão, dos finais do século XIX (de quem irei falar em breve), e que amava tanto os livros, que nem lhes tocava, para não os estragar. Assim fui eu com este Manual. Tenho-o num belíssimo estado de conservação (e tu, Jójó, bem sabes, o carinho que eu tinha por ele. Estava sempre guardado ... por causa do pó!)

Bem, voltando ao livro, mereceu palavras elogiosas e de reconhecimento, por parte de muitos, que todos reconhecemos como autoridades, neste universo dos instrumentos preferenciais no Canto de Coimbra: a guitarra e a viola. Publicarei em breve, alguns desses Testemunhos.O livro está esgotado, devendo ser reeditado em breve.

Recentemente, foi apresentado o livro de José dos Santos Paulo, compositor, cantor, guitarrista e professor de guitarra no Conservatório de Coimbra, denominado "Método de Guitarra Portuguesa", numa edição comemorativa dos 115 anos da Tuna Académica de Coimbra.



Coincidindo práticamente com o lançamento do livro anteriormente referido, eis que que nos é apresentado o "Método de Guitarra Portuguesa - o domínio dos acordes" Volume II (sons e acordes para a guitarra de Lisboa e de Coimbra), de Paulo Soares (Jójó), que se apresenta seguidamente



Dei uma vista de olhos sumária, apenas, no livro de José Santos Paulo, trocando uma impressões sumárias com o Teotónio Xavier. Aguardo que o amigo´, que me adquiriu o livro, me faça chegar a obra, que não dúvido do seu valor informativo e pedagógico.
Quanto ao livro do Paulo Soares, o mesmo amigo, já mo adquiriu, espero a oportunidade de o analisar (quem ler as linhas anteriores, não se iluda, com a sabedoria do escriba. Afinal, pouco mais passa "dum caga cão" inveterado).

Sem comentários: